Um pouco de tudo e tudo o mais......

Páginas

16:44

Para um mundo mais criativo!!!

Sempre me questionei sobre as causas de uma certa apaticidade intelectual nas úlimas décadas. Por favor, não me entendam mal, obviamente tem muito material criativo-intelectual sendo produzido, mas eu realmente acredito que existe ainda um maior número de potencial humano sendo disperdiçado em pró da manutenção de uma estrutura científíca, intelectual e educacional fragmentada. 

Como cientista noto na minha rotina o número incalculável de pesquisas sendo geradas diariamente e o grau de especificidade com que os temas são tratados. Inúmeras vezes fico a pensar se essa falta de conexão e diálogo entre as diversas disciplinas principalmente entre as ciências tecnológicas e as ciências humanas  e sociais que deveriam guiar, ditando as diretrizes das primeiras, é realmente um meio produtivo de se fazer ciência.

Da mesma forma, a super valorização do conhecimento técnico pode ser um dos fatores relevantes que causam tantas inconsistências sociais. Abafar a criatividade humana, implica em efeitos maléficos não somente para o indivíduo mas para todo o coletivo social.

Esse vídeo do Ken Robinson trata diretamente dessa questão, e de uma forma muito clara e suave descreve a problemática da estrutura educacional acadêmica e seus resultados na sociedade atual.



1 comentários:

Anônimo disse...

Priscilla,

Assisti a palestra de Sir Ken Robinson o que fez-me pensar (outra vez) sobre o processo criativo pessoal. Infelizmente o mundo roda em funcao do dinheiro e os grandes patrocinadores e geradores de opiniao ainda estao muito interessados que a educacao formal continue da forma que se apresenta hoje em dia. Dancar, desenhar, escrever, cantar ou qualquer outra forma de manifestacao artistica nao sao tao bem visto quanto as areas de engenharia, matematicas, ciencias exatas e etc.
Segundo as palavras de Ken Robinson , uma graduacao normal que antigamente tinha o seu valor,hoje em dia nao significa nada. Cada vez se faz mais e mais necessario um MsC ou um PhD para TALVEZ, ter um emprego, causando com isso um bloco academico ou lobby mais forte. Esse e um daqueles assunto ainda ha muito que ser dito.
Beijos
Norma

Postar um comentário