Começo mais um poste falando novamente da amizade entre mulheres. Reinforço aqui a importância das amigas na vida das mulheres e aproveito por dizer que eu adoro as minhas. Em um dentre tantos momentos difícies da minha vida, encontrava-me sensível e me sentindo um pouco só, o que é raro de acontecer tratando-se de uma pessoa tão energética como eu. Porém, naquele momento o que me faltava era justamente a energia e a vitalidade que me mantinham ocupada a todo instante e tive que então me contentar em repousar e me sentir um pouco só. Como eu havia a pouco mudado para a Holanda não tinha estabelecido amizades proxímas o suficiente para compartilhar meu melancólico momento, e quieta fiquei por alguns dias. Felizmente esses dias não foram muitos, pois alguém muito especial na minha vida me presenteou silenciosamenta com um belíssimo e delicioso livro.
A Maíra é dessas amigas para sempre, com quem posso contar e dividir qualquer coisa, nossas similaridades são muitas e o diálogo flui perfeitamente. Nos falamos por skype sempre que podemos, e dividimos nossa vida virtual como se fossemos sócias. Sempre penso que seriamos excelentes parceiras nos negócios pois nossas mentes sempre adicionam. Eu adoro essa japonesinha que faz um gohan maravillhoso e consegue sincronizar seus pensamentos com os meus mesmo a 1 oceano de distância.
Pois bem que no meu momento de solidão recebo de presente da Maíra um dos melhores livros da Isabel Allende que já li. O título livro é ASoma dos Dias e trata-se de uma autobiografia narrada de uma forma leve e encadeada. A Isabel é uma dessas autoras que dialóga com o leitor e com toda a sabedoria adquirida na maturidade.
Logo, ela foi a minha amiga mais velha e experiente compartilhando sua trajetória e acalentando a minha de certa forma. Quando digo que é raro eu me senir só, não trata-se somente ao fato de eu estar sempre ocupada, mas também ao fato de que eu já adquiri a consciência de quem tem um livro tem um amigo. O diálogo entre escritor e leitor é real e pode ser profundo o suficiente para transformar idéias e sentimentos.
Nesse livro entrei em contato com uma história humana bastante tumultuada, mas também repleta de beleza amor e sucesso. Uma mulher latina, com filhos e uma situação financeira não das melhores mas com um talento inegualável, atinge a prosperidade profissional e aprende a lidar com a perda irreparável da morte de sua filha. O amor conjugal e sua vida em um país estrangeiro, os enteados, os netos, os amigos, as viagens, uma vida que se assemelha em tantos aspectos com tantas outras que conheço, mas contada de uma forma apaziguadora. Um deleite para o leitor a qualquer momento. Um amigo indispensável em um momento fragilidade. Um presente que só uma das melhores amigas que já passaram pela minha vida poderia me proporcionar.